Blackstar - Agent of Justice

Este jogo é, para mim, uma aventura rara e "única-do-seu-género" no que diz respeito à história, enredo e tema. Em vez de se ficar pelo mesmo velho esquema de personagens e história, é te dada a oportunidade de jogar no papel de Blackstar, um Americano de Gema que parece ser um "zé-dos-sete-instrumentos" do sub mundo: parte detective, parte rufião, passador de droga e até "homem-dos-biscates"; mas ele ainda tem um bom coração debaixo da sua dureza exterior. Esta aventura é passada numa comunidade moderna de Americanos Nativos, e deste personagem com que vais jogar irás ver como é a vida nocturna de um "filho-da-rua", mas ainda assim numa perspectiva de Americano Nativo.
A História: O teu dia começa no teu apartamento, tal como um outro dia qualquer. Existem rumores de prostitutas que têm vindo a desaparecer daqui e dali. Isso não é coisa que te preocupe muito, mas quando o teu camarada policia Cam te deixa qualquer coisa, este estranho mistério aproxima-se um pouco mais de ti. O que é mais fixe na história deste jogo e na interacção entre os personagens é que parece tudo tão real e tão "cara-a-cara". Em vez de surgirem as mesmas caixas de texto por todo o lado, terás realmente a sensação de estares a ter uma conversa frente-a-frente com os outros personagens. Todos os diálogos no jogo tomam lugar numa perspectiva única em estilo de entrevista com um conjunto de assuntos interessantes à escolha; esta característica tornou-se um pouco entediante hoje em dia, mas neste jogo ela marcou o tom e o curso da história perfeitamente. Cada personagem que irás conhecer irá não só intrigar-te como também te deixará mais curioso sobre o próprio Blackstar. Podes ficar com uma boa ideia da sua personalidade, mas uma vez que os personagens só dão dicas e piadas sobre os seus assuntos, nunca ficas a saber exactamente onde ele esteve metido anteriormente até que a sua pequena jornada esteja terminada. Este jogo tem uma boa dose de linguagem (e nudez); no segundo episódio, este jogo vai de PG-13 (maiores de 13) para "thriller" R-rated (maiores de 18), portanto prepara-te para algumas surpresas.
Os Quebra-Cabeças: OH DEUS DO CÉU! Embora soluções muito interessantes possam levantar-se destes, eles podem ir de "muito entediantes" a "extremamente dolorosos" às vezes. Estou apenas a falar das coisas que supostamente seriam puzzles; simplesmente ter que descobrir onde se tem de ir ou estar no passo seguinte já se pode considerar só por si um quebra-cabeças, já que tens acesso à maioria das zonas da cidade durante todo o jogo. Irás conseguir resolver facilmente pelos teus próprios meios a maioria das coisas se pensares nelas um bocadinho, mas não tenhas medo de abordar livremente o "walkthrough" se a dada altura achares que é areia de mais para a tua camioneta. O atendedor automático e a lista telefónica serão as tuas ferramentas principais, mas estas podem também criar alguma confusão. Algumas das mensagens que recebes não aparecem senão muito mais tarde, o que pode ser algo doloroso, e não podes rebobinar e ouvir de novo, portanto presta atenção ou então grava o jogo de vez em quando.
Os Gráficos: A arte neste jogo é simplesmente magnífica para a época em que ele foi produzido; os cenários têm um ar de banda desenhada e ainda assim têm algo de artístico neles. Todas as áreas onde podes entrar têm o seu próprio ar de bem-desenhado o que realmente cria uma grande atmosfera. Toda a cidade parece um grande mural de "graffiti" de arte-pop. Embora as áreas tenham um aspecto que enche o olho, muitos dos objectos solitários no jogo têm um aspecto um pouco rudimentar e as caras (especialmente as dos personagens femininos) às vezes são muito feias. Mesmo sendo as caras muito pobremente cuidadas, um bom sentido de "design" dos personagens ao longo do jogo consegue compensar tal efeito. É uma pena que esta série não tenha progredido; teria sido maravilhoso ver estes personagens completamente concretizados com gráficos mais modernos.
A Música: Musica completa a partir de MIDI ou uma melodia retinida (jingles) espantosa pelo PC-Speaker - tu escolhes! O jogo tem uma boa música para criar ambiente em ambas as opções. A música MIDI contribui para criar um ambiente escuro e firme ao longo do jogo, o que é realmente uma reminiscência dos filmes sobre crimes dramáticos do final da época de 80. A música inicial no bloco de apartamentos onde vive Blackstar é uma das melhores musicas que alguma vez ouvi. O resto é bom e podes ficar à espera de um ou dois "remix" da faixa principal durante situações únicas como as que aparecem já perto do final do jogo. Apesar de eu apreciar as musicas MIDI, as melodias retinidas pelo PC-Speaker foram aquelas que mais me marcaram. Ao contrário de outras músicas, o som do altifalante trás qualquer coisa de excêntrico, mas com vibrações mais suaves nos sons curtos, mas serão melodias retinidas doces o que irás ouvir ao entrares em cada área. Como em muitos outros jogos, no entanto, nem as opções musicais oferecem uma música única para cada área; a coisa sai assim um bocadinho aguda, mas não se torna demasiado irritante a há ainda muitos lugares no jogo que têm as suas próprias melodias. Eu apenas gostaria de ter ouvido mais.
O Interface: O interface do jogo é simplesmente grandioso e contribui muito para a jogabilidade, história e atmosfera com uma boa característica "pensante". Para o usares, fazes clique sobre o retrato do Blackstar e ele irá fechar os olhos e partilhar os seus pensamentos contigo; esses às vezes podem ser pistas e noutras vezes serão apenas comentários interessantes sobre a área onde se encontra. Tal como eu já disse anteriormente, a maneira como interages com os NPC (Non-Playable Characters - personagens não jogáveis) é simplesmente maravilhosa e o sistema de inventário não podia ser mais fácil de usar. Uma outra característica realmente gira que os jogos do passado e do presente poderiam ter aprendido com ele é a característica do ponteiro do rato "por cima". Em vez de fazeres clique sobre cada coisa individualmente, podes simplesmente mover a mão do Blackstar sobre eles e este fará o seu comentário a seu respeito. Embora o facto de tocares em muitas coisas possa fazê-lo sair-se com uma resposta irritante do tipo "Leave it alone" (larga lá isso), há alguma piadas hilariantes e comentários que surgem a partir dessas situações portanto, não tenhas medo de tocar nos objectos mesmo que não te pareçam muito importantes.
Apreciação global: Se é o tipo de pessoa que não se sente à vontade com a linguagem de conteúdo adulto e temas e que prefere jogar algo mais brando, então por todos os meios deverás fazê-lo, pois este jogo certamente não é para todos. No entanto, se realmente queres jogar um título de aventura original que decorre numa perspectiva muito raramente vista neste género (e nos restantes em geral), então este é certamente um daqueles jogos que vale a pena tentar e pode até ser mesmo aquilo de que andavas à procura. O jogo na verdade tem as suas falhas como qualquer outro, mas dizer que este foi feito quase todo só por um homem e que consegue chegar a este nível, torna-o imediatamente numa obra-prima para registar no meu livro.
Notas Técnicas: Terás de correr o ficheiro FM.COM na pasta "BLACKSTAR" antes de correres o jogo para fazeres com que a tua placa de som toque a musica. Ainda, se correres este jogo fora do DOSBox numa janela regular do Windows, terás de correr o ficheiro FM.COM e o do jogo BLACKSTAR.COM na mesma sessão da linha de comandos do DOS. Portanto basicamente, não faças simplesmente um duplo clique sobre o executável FM.COM para depois correres o BLACKSTAR.COM, pois isso não resultará; corre ambos os comandos na mesma janela de comandos do DOS. Isto também se aplica aos ficheiros CRACK.COM.
Comentário do updater: Tem em atenção que o ficheiro do jogo contém ambas as partes da série!

Black Sect

Em Black Sect desempenhas o papel de um personagem que lhe foi pedido para parar a seita estranha que atormenta a cidade de Hobdale, e para recuperar o livro de feitiços que está na posse da seita. O jogo realiza-se na cidade de Hobdale e nos seis arredores, e tem uma colocação medieval típica.O jogo é dos produtores da Maupiti Island , e embora ele tenha semelhanças, ele também tem qualidades únicas. Só tens três dias para resolver a tua situação, e como cada aventura em tempo real, a gente vai e vem segundo a hora. Tens dezasseis acções e mais sete para os itens, todos mostrado por ícones. Pode levar tempo para realizar a significação de cada ícone, mas irás entender o seu objectivo. Como em todos os jogos com tantas acções, nunca sabes se deves empurrar, levantar, ou puxar a alavanca, mas isso não importa.A interface é simples. No lado direito, de cima para baixo: o logótipo Lankhor (que se pressionado mostra a percentagem do jogo já concluído), o tempo, o botão de pistas (que lhe mostra pistas pequenas e bastante inúteis), o item de inventário que escolheste, nesse momento, os objectos que estão no chão e o botão que mostra as acções possíveis. No fundo dos ícones da interface estão mover-se, inventário e o botão para salvar o jogo. No canto inferior direito é um círculo com as letras BS, para clicares, se quiser deixar o jogo e se o círculo mudar para uma imagem de erva, isso significa que seu personagem está escondido no jogo. Felizmente, este não é um grande problema, desde que não andes muito as voltas, e tem o efeito correcto no jogo.O jogo baseia se em encontrar objectos que devem ser usados ou dados a alguém. Ainda que isso costuma funcionar durante o todo o jogo, se te atascas é fácil abandonar o jogo e apagar do computador. O facto de que o jogo tem um alto grau de dificuldade também não ajuda. Também não há diálogo: quando se fala com alguém vêem se uma ou duas frases; o suficiente para saber como continuar o jogo. Pode parecer um defeito, mas em Black Sect simplesmente não é essa classe de jogo.Em Black Sect só se podem ter 5 objectos ao mesmo tempo, pelo que as vezes tem que se deixar algo pelo caminho… Isto pode ser chato, pois não sabes qual precisarás mais adiante.No aspecto técnico, os gráficos são Bons (ainda que não geniais) e a música e som de ambiente são Bons.Finalmente, a pesar que o jogo tenha defeitos, pode-se desfrutar de Black Sect durante um tempo e é realmente recomendável se te agrada este tipo de jogo.

Este jogo foi traduzido do Francês, algumas partes não foram mudadas. Esta não é uma tradução oficial, já que Lankhor nunca fez uma.
Download do Jogo aqui !!

Amazon

Se um nome como Michael Crichton aparece no inicio de uma aventura interactiva, deve significar algo. Bom, quando joguei este jogo pela primeira vez num C64 eu não tinha ouvido falar de Crichton e também não estava muito metido nas aventuras de texto, ainda que esta parecia muito boa, mas nunca a pude jogar muito (sendo uma criança pré-escolar não tinha suficientes conhecimentos de inglês). Dava-me um pouco medo voltar a experimentar este jogo (desta vez a versão de PC), porque minhas expectativas eram altas, mas não fiquei defraudado.Amazon é uma excelente peça de ficção interactiva. Um jogo que verdadeiramente te vai guiando através dele. Há alguns gráficos, que só estão lá para dar efeito, mas são agradáveis.Inclusive podes escolher o teu nome e ter uma pequena conversa com o computador de tanto em tanto tempo, mas o mais importante é que podes seleccionar entre três níveis de dificuldade.A história é suficientemente intrigante, ainda que não de todo original (ou quiçá se o era naquele tempo). Uma expedição que foi ao Amazonas (daí seu nome) foi massacrada e as fotografias satélites mostram um estranho intruso presente no lugar do massacre no acampamento de investigação. Se isto te soa familiar, trata de recordar outra obra de Crichton: Congo (começa de maneira muito similar).O jogo inclusive tem sons (maior parte son interno), mas tentam ser do melhor que era possível naquele tempo. Melhor que só pits e bips (especialmente se corres o jogo em DOSBox).
Um pequeno problema:No entanto, há um pequeno problema com o jogo. Se queres salvar a tua partida o jogo precisará uma unidade B de disquetes floppy, assim a não ser que tenhas uma e possas inserir uma disquete vazia nela, não poderás gravar teu progresso. Nem sequer tentes, porque caso contrário o jogo detém-se e deverás abandonar da maneira difícil. Assim tens que o terminar de uma só vez (que é um ponto negativo, mas não é culpa do jogo), a não ser que possas emular uma unidade B (ou que de facto a tenhas).EDIÇÃO: Nosso membro Luchsen deu-nos um arquivo ZIP que resolve este problema. Podes encontra-lo na secção de Extras do jogo. Excelente trabalho Luchsen!

Eu sou um grande fã deste jogo; e acho que a maioria das pessoas que gostam dos jogos da Sierra também gostam dele. Este jogo apresenta Willy Beamish, um jovem rapaz que não quer mais nada senão passar o seu Verão a jogar Nintari (parece semelhante a um sistema existente no inicio dos anos 90 que todos nós gostamos de jogar) e vencer o campeonato de jogos Nintari. É claro que as coisas não correm como o Willy planeou e ele acaba por se ver envolvido numa série de aventuras que o colocam contra as duas pessoas mais importantes da sua cidade, Leona, a "chefe" da muito poderosa companhia Toot Sweet Company, e Lois, o líder da Plumbers União ("sindicato dos canalizadores"?!), quando estes se unem para subjugarem toda a cidade aos seus pés. Entram também dois amigos leais, uma rã "maluca e domesticada" chamada de Horny, uma família de ninjas, um papagaio falante, um fantasma e uma "babysitter" vampira para que as medidas fiquem completas e surja uma aventura da Sierra cheia de maluquices e diversão!
Este é um dos jogos básicos do tipo "aponta-e-clica" com um interface muito semelhante ao de outros jogos da Sierra On-Line da mesma altura. Os gráficos são giros e muito ao género da banda-desenhada. O enredo é provavelmente o ponto fraco do jogo, não só é muito curto como também se consegue terminar o jogo de uma só vez, embora ache que há algumas coisas do jogo que me deixaram com a sensação de que poderiam ser mais exploradas, tais como quem é aquela enfermeira maluca? E quem são os miúdos que estão detidos de castigo? Os quebra-cabeças em si são lógicos, mas podem ser complicados de se resolver. Às vezes não se tem o pulso suficiente para conseguir completar uma determinada tarefa no tempo que é dado. O meu conselho é: GRAVEM O JOGO COM MUITA FREQUÊNCIA!!!
Para terminar, este jogo é muito divertido para uma aventura rápida e qualquer verdadeiro fã dos jogos da Sierra ou de jogos de aventura. É um jogo que todos podem experimentar, desde os muito novos aos mais velhos e leais fãs da Sierra. Portanto sentem-se, peguem numa garrafinha de Cola, agarrem uma fatia de pizza e apreciem!



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Este jogo é baseado nas aventuras extremamente populares de Robin Hood. No entanto, para aqueles que possam não estar familiarizados com a história deste espectacular arqueiro e bandido, aqui vai a história, um pouco resumida, claro:
1. É posto na rua do seu próprio castelo pelo Xerife de Nottingham. 2. Junta um grupo de alegres forasteiros. 3. Ganha popularidade a roubar aos ricos e a dar o fruto do roubo aos pobres. 4. É declarado "fora-da-lei". 5. Faz corte à Lady Marian. 6. Retoma o seu castelo. Arruína e mata o Xerife (hip-hip, hurra) 7. Não, este jogo mão é baseado em nenhum dos filmes (e especialmente, não aquele onde entra o Kevin Costner).
Robin Hood começa com uma pequena e divertida introdução na qual Robin é "chutado" para fora do seu castelo. Tu tomas controlo do desanimado (não, na realidade é bastante engraçado) Robin já fora dos portões. Isto dá a impressão de que Robin não é o indivíduo mais adequado ou competente, apesar do que a história diz. O teu objectivo é liderar Robin na sua missão para reaver o seu castelo. Tu não controlas directamente o Robin no modo em que fazes clique sobre "onde" ou "o quê" que queres que ele faça e ele faz; às vezes não resulta da maneira que tu queres. Salver Will Scarlet, por exemplo, envolve abater os seus captores com o arco. Grava o jogo antes de começares a disparar, pois o mais certo será atingires o Will em vez dos guardas... Hãm-hum, desculpa lá Will. Isto é um tanto ou quanto irritante, mas na verdade condiz bem com o sentimento do resto do jogo.
O jogo decorre numa vista isometria a 3/4 como a utilizada em Populous, Power Monger e outros tantos jogos de "simulação de deuses". De facto, o jogo dá esse mesmo tipo de sensação. Parece mais que se está a levar Robin À vitória do que a "ser-se" Robin. Os gráficos são um pouco para o pequenos, mas muito bem feitos (pensa num Art of War menos maduro). Todos os personagens principais são facilmente identificáveis e instantaneamente adorados (é repugnante para dizer a verdade). Existem algumas imagens estáticas para dar ambiente em alguns acontecimentos (tal como o mudar das estações do ano) que são bastante boas. Como apreciação global, Robin Hood faz um bom trabalho na frente visual.
O som também faz bem o seu papel, mas não é nada de espantoso. O arco faz um pequeno som (um "thuip") quando é disparado, o portão do castelo faz o seu som a subir e a descer, cornetas que anunciam acontecimentos e execuções, sinos de igrejas que tocam, etc... E é tudo, na verdade; não existe aquela faixa sonora industrial do Trent Reznor (não faixa musical nenhuma, para dizer a verdade), não há o "chick-chick" da caçadeira a ser recarregada, nem o som das pessoas a correrem aos gritos quando se dispara... Uau, desculpa lá, o Quake quase tomou conta do meu cérebro por uns instantes.
Para terminar, Robin Hood é um pequeno e divertido jogo com uma boa dose de humor que te irá manter interessado. Existem alguns pontos em que não é muito óbvio sobre o que é suposto fazer e portanto perde-se um pouco de tempo a andar por ali às volta sem fazer nada de jeito, mas isso não acontece muitas vezes e nunca se torna um problema (podes sempre ir praticar tiro ao alvo com o teu arco se te sentires aborrecido ou totalmente enfastiado). Diverte-te com o jogo!


Psycho Pinball

Este é outro grande jogo de pinball que todos os amantes deste género de jogo devem experimentar.
É grande e colorido, bem animado com quase todos os movimentos reais de uma bola e a habilidade de abanar a máquina dos dois lados para impedir que a bola vá para onde não queres. A banas a maquina com as duas teclas “shift” e controlas os flippers com as teclas “control”.
É preciso dizer que o jogo tem o modo multi-jogador e menos necessário dizer que o modo multi-jogador consiste em que tu e até mais três amigos têm que usar o mesmo assento por turnos (não se pode imaginar duas pessoas a jogar pinball simultaneamente no mesmo tabuleiro).
Há naturalmente alguma variedade nas tabelas, onde tens varias configurações, diferentes alvos e diferentes sistemas de pontuação, mas todos eles são divertidos há sua maneira. Os sons variam de tabuleiro para tabuleiro para criar o apropriado “clima”, assim iras ouvir o barulho de bolhas (talvez quando perderes a bola) ou bruxas que riem alto (provavelmente quando a performance é má, que de certeza irás ter algumas).
Ao todo há quatro tabuleiros:
Trick or Treat (doce ou partida): Como o nome indica é um tema do Halloween com bruxas e outros caracteres do tema.
The Wild West (o oeste selvagem): És um cavaleiro, lançar o laço, disparar em seis alvos… pinball ?? Sim, lá estou eu a passar a pontuação do meu parceiro!
The Abyss (o abismo): não tem nada a ver com o filme de ficção cientifica em que uma nave extraterrestre esta no fundo do oceano… bem, excepto jogar se debaixo de agua. A sim penso que a expressão “dormir com os peixes” não seja uma frase sem sentido (pelo menos neste caso).
Psycho: Agora aqui fica um espectáculo para ti! Ao contrário do resto dos tabuleiros (só jogas no tabuleiro escolhido) este é um multi-tabuleiro. Esta é uma característica única de Psycho Pinball, e só é possível aqui, no tabuleiro Psycho. É verdade, neste tabuleiro podes sair deste e aterrar noutro já anteriormente mencionado (que pode realmente aumentar muito a tua pontuação)
Tudo num muito bom jogo de pinball que certamente vai gastar muito do teu tempo. NOTA: O jogo funciona em WinXP, mas é tão lento que não tem interesse em o jogar. Eu sugiro que jogues no DOSBox, mas tens que diminuir para cerca de 12 000 ciclos. Outra coisa, parece que este jogo não deixa que uses outros programas que controlem o DOSBox (assim tens que usar o DOSBox da maneira mais difícil).
Passo a passo para correr o jogo:
Como algumas pessoas tiveram problemas a executar o jogo aqui ficam umas dicas (quem ja esta habituado ao DosBox não deve ter tido dificuldade)
1 Baixa e instala o DosBox (preferencialmente a ultima versão)
2 Baixa e descompacta o jogo Psycho Pinball (deve existir uma pasta com o nome PP com todos os ficheiros)
3 Põe a pasta PP directamente em c: (assim deves ficar com uma pasta chamada c:PP).
4 Executa o DosBox 5 Intruduz os seguintes comandos (pressiona ENTER em cada linha de comando) mount c c: c: cd pp psycho 6
Diverte te com o jogo.


Pinball World

Este é um dos últimos grandiosos jogos de Pinball da 21st Century Entertainment. A ideia por detrás dele na verdade é única.
O ultimo jogo de Pinball que eu analisei foi Pinball Fantasies e nessa altura eu disse qualquer coisa do género: "Um enredo? É um jogo de Pinball para nos fazer gritar bem alto!" Este jogo prova que eu estava correcto. Depois de começarmos o jogo, escolhemos o nível de dificuldade e é dada uma opção para carregar um jogo gravado posteriormente. Um jogo de Pinball gravado posteriormente? Essa é nova. Depois somos levados para um tabuleiro onde a falta de imaginação não existe. Mas não é motivo para preocupações, pois ainda não estamos a jogar. Isto apenas serve para decidir em que local do tabuleiro o jogo vai começar. O "on" que estiver aceso quando a bola sair é o local do início.
E agora, estamos a caminho do primeiro tabuleiro. Existem opções de bónus para se desbloquear um tabuleiro secreto. Uma vez que se consiga "acender" o nome deste tabuleiro, estaremos a viajar para o próximo. É necessário conduzir o veículo que nos dão (mesmo que seja um transatlântico a passar perto do Triangulo das Bermudas) para o próximo local no tempo devido.
Uma vez completos todos os tabuleiros à volta do mundo, teremos concluído o jogo. Mas não é assim tão fácil como parece.
Não se perdem bolas. Existem umas caixas com números no fundo do ecrã. Quando a bola entra numa dessas caixas, o número irá diminuir. Uma vez que o número atinja o "0" (zero), perde-se uma bola.
O sistema de pontuação parece bastante complexo mas, mais uma vez, este não é um jogo de Pinball que se joga para chegar à pontuação mais alta. Não, é preciso percorrer o "mundo" e chegar ao próximo local, ao contrário de tentar bater a melhor pontuação num tabuleiro escolhido.
Portanto, finalmente, chegou-nos um jogo de Pinball um tanto ou quando "distorcido".
Os gráficos são muito bons e representativos da localização onde se está. Os sons estão bons, mas não são nada de especial (geralmente não afectam o sistema nervoso do jogador). E o jogo mostra alguma variedade, ao deixar-nos "conduzir" de local em local.
Em cada tabuleiro existe qualquer coisa diferente para fazer, mas a premissa principal é sempre a mesma: "acender" o nome do próximo tabuleiro e prosseguir em frente!
Pela esta grande ideia inovadora, este jogo deveria já merecer um 5. Adicionando a imaculada jogabilidade também não lhe tira nada. Apenas quero avisar todos os utilizadores do DOSBox para aumentarem a velocidade ("Ctrl" + "F12"). Também se pode jogar o jogo "mais lentinho", mas perde mais de metade da diversão.


Pinball Illusions

'Pinball Illusions' pertence ao agora quase extinto género dos jogos de pinball. Apesar dos seus predecessores ('Pinball Fantasies', 'Pinball Dreams') serem jogos "médios" segundo os padrões dos jogos de pinball, 'Pinball Illusions' estabelece um novo patamar de qualidade aos jogos deste tipo. Para quem ainda não percebeu, devo dizer que este é para mim o melhor jogo de pinball do mundo. Porquê? Leia o texto que se segue...
O primeiro impacto ao iniciar o jogo é a musica. Pode-se dizer que, à falta de um termo melhor, é perfeita e perfeitamente sincronizada com a sequência de apresentação (que por seu lado também não é nada má). Acrescente-se ainda que a excelente qualidade da música e dos efeitos sonoros é transportado para dentro do próprio jogo.
No menu principal do jogo há a possibilidade de escolher entre quatro tabuleiros de jogo diferentes (alguns jogadores que se lembrem da primeira versão do jogo são capazes de ter em mente apenas três, pois o quarto denominado "The Vikings" surgiu apenas com a versão em CD). Os tabuleiros são: Law n' Justice Babewatch Extreme Sports The Vikings
Cada tabuleiro é completamente diferente dos outros, com o seu próprio estilo e desenho, de modo a que para se descobrirem todos os truques, bónus e "modos" será preciso perder um certo tempo. E para se ser um "mestre" será preciso ainda muito mais.
Os modos que mencionamos são nem mais nem menos que uns mini-jogos especiais que surgirão dentro de cada tabuleiro (existem certas maneiras dentro dos tabuleiros para os activar), requerendo normalmente que se activem alguns alvos e/ou rampas numa determinada sequencia e num determinado tempo para se chegar aos bónus.
Quanto ao aspecto gráfico do jogo, pode-se dizer que os seus dez anos de existência são visíveis sobretudo por fazer uso de uma palete com apenas 256 cores. Contudo quem as desenhou fez um trabalho brilhante visto que mesmo com esta palete limitada o jogo tem um aspecto muito vivo, dando a sensação de que, às vezes, tocando no ecrãn se conseguirá sentir os relevos.
Para os que gostam de jogar jogos contra os amigos, o jogo tem uma opção multi-player para até oito jogadores, em que cada jogador joga uma bola em cada turno.
A minha pontuação para este jogo: 5 Provavelmente o melhor jogo deste género, com uma jogabilidade, musica e gráficos que continuam excelentes apesar da altura em que foi feito. Definitivamente recomendado tanto para os fãs incondicionais dos jogos de pinball como para os jogadores ocasionais.
Teclas de controlo do jogo: - "F1" a "F8": começa o jogo para de um até oito jogadores - "Enter": lança a bola - "Teclas direita e esquerda de "Shift": controlam os flippers direito e esquerdo respectivamente - "Barra de Espaços": sacode o tabuleiro (um conselho de um sábio: se abusarem desta, fazem "TILT" e perdem a bola) - "Escape": cancela o jogo, sai do tabuleiro ou sai do jogo conforme a situação
Conselhos aos jogadores: 1- para executar o jogo correr o ficheiro "start.bat". Se tentar correr o ficheiro "illusion.exe" receberá a mensagem de que não encontra o ficheiro de configuração e salta para a linha de comandos. Mesmo que se corra o "setup" para ultrapassar este problema, cada vez que se tentar correr o jogo terá de se repetir o procedimento e as pontuações mais altas não serão guardadas. Existem parâmetros colocados no ficheiro "start.bat" que eliminam estes problemas.
2- Para se fazer "reset" às pontuações mais altas deve-se simplesmente eliminar o ficheiro "setup" da pasta onde está guardado o jogo (o ficheiro "setup" não tem extensão)
NOTA TÉCNICA: O jogo corre-se executando o ficheiro "start.bat" para poder funcionar correctamente. Existem pequenas falhas a nível gráfico na sua execução que no entanto não afectam a sua jogabilidade. Para qualquer alteração à configuração, apagar o ficheiro "setup" da pasta onde está localizado o jogo e deve correr-se o ficheiro "start.bat" que permitirá definir uma nova configuração.

Bem, se conhece Snooker você vai quase de certeza saber quase tudo sobre este jogo.
Podemos jogar contra outro jogador ou contra o computador. Se escolher jogar contra o computador tem 4 níveis de dificuldade a escolha. Quanto mais alto o nível de dificuldade, menores são as hipóteses do oponente cometer erros e os adversários também vão jogar Snooker (vão tentar obrigá-lo a cometer erros) se necessário.
Basicamente é tudo o que é necessário saber, mas eu vou fornecer mais informações. O jogo fornece uma vista da mesa, onde podemos ver a mesa inteira (de qualquer lado) metade da mesa, ou ter um olhar mais atento sobre as bolas. Isto significa que você vai aprender em cima da mesa a ter a bola branca a sua vista e depender da sua posição, você vai ver o resto da mesa. Isto é usa para ajustar a tacada. Podemos inclusive usar uma linha (através do menu), que vai mostrar a onde a bola branca ira (muito útil quando é necessária muita precisão).
É necessário ajustar a força da tacada, rodar, ajustar a posição e altura o taco e por giz no taco se achar necessário (tudo isto e a alteração das vistas pode se feita carregando nuns pequenos ícones no menu).
Depois de decidir a fazer a tacada a vista do jogo vai seguir a bola branca. Pode-se ficar um pouco tonto se a tacada for muito forte:) È necessária enfiar a bola vermelha, e a seguir seleccionar uma das bolas de cores (esta é aparte mais fácil de descrever a cerca do Snooker) e para seleccionar a cor, simplesmente só tem de clicar na bola e apontar. Quando todas as bolas tiverem sido enfiadas nos buracos, o vencedor é aquele que tiver mais pontos. Se cometer um erro (enfiar a bola branca, atingir ou enfiar a bola errada) o seu adversário consegue um ponto e pode jogar a seguir ou força-lo a atirar outra vez.
Os sons no jogo são quase inexistentes, mas os gráficos até são interessantes. Você tem uma visão 3d que segue a bola. Como pequeno extra, existem também "moscas" que começam a voar a volta das bolas se você demorar muito tempo a dar a tacada, ou então as bolas podem parecer que gozam consigo fazendo caretas engraçadas (nenhum destes efeitos tem influência no jogo). O jogo também fornece um real editor de tacadas com truques. Isto significa que você tem um set-up da mesa e utiliza tacadas com efeitos. Isto pode ser muito engraçado, e pode ser um bom caminho para treinar (pelo contrário existe o modo de 2 jogadores para praticar também).
Tudo por tudo este é um agradável jogo de Snooker e todos os que gostem de deste tipo de jogos muito provavelmente vão gostar dele, mas isto pode levar os que não gostam de Snooker a ficar um pouco zangados. Divirtam-se!



Download do Jogo aqui !!

Tetris Gold


O Tetris Gold é uma compilação que contém todos os títulos Tetris da Spectrum Holobyte mais um alegado prototipo (o Tetris original):


Tetris prototype
Tetris
Tetris Classic
Super Tetris
Faces ...tris III
Wordtris
Welltris
Tetris Classic for Windows
Super Tetris for Windows


Eles estão interligados através de um interface como é demonstrado nas imagens. Os conteúdos realmente interessantes desta edição são uma entrevista com o criador Alexey Pajitnov (se conseguires por o Microsoft Video for Windows 1.0 a correr ou possuíres um simples mplayer instalado para além disso) e os manuais integrados.


Para as revisões existentes dos jogos em separado, veja abaixo.




Aparentemente houve uma corrupção de alguns ficheiros, a entrevista ficou cortada e os outros ficheiros nesta directoria (VIDPLAY) e os ficheiros readme ficaram inutilizados.


O jogo é fornecido como uma imagem de CD em formato ISO.



Para abri-lo em Windows utiliza o Daemon Tools (no menu do site Abandonia encontra-se em serviços->programas).



Para jogar em DOSBox utiliza os seguintes comandos:
imgmount x [path to GOLDTET.ISO]\GOLDTET.ISO -t cdrom
mount y [path to GOLDTET.ISO]
x:
TETDOS


Para as revisões existentes dos jogos em separado, veja abaixo.




Download do Jogo aqui !!!

Virtua Tennis 4

Virtua Tennis está de volta, mas agora focado em apenas uma plataforma: o PlayStation 3! A quarta geração da franquia, desenvolvida pela equipe da AM-3 (responsável pelos primeiros jogos da série), traz uma série de inovações, dentre as quais podemos destacar o suporte para o Move e para as tecnologias 3D.

Através do Move, Virtua Tennis 4 consegue ler todos os movimentos do jogador, representando fielmente as suas ações na tela. Isso permite que técnicas avançadas — como backhands, slices e voleios — sejam utilizadas sem quaisquer dificuldades. Entretanto, é necessário dominar o ritmo do jogo e a velocidade da bola. Rebatidas precoces farão com que a bola viaje mais lentamente, enquanto tentativas tardias resultarão em um erro total.

O que auxilia os jogadores na leitura da profundidade da quadra é a tecnologia de imagens tridimensionais estereoscópicas, já utilizada por uma série de jogos lançados no console da Sony. Entretanto, uma televisão compatível é reque
REQUISITOS MÍNIMOS:
Sistema operacional: Windows XP / Windows Vista / Windows 7
Processador: Intel Pentium D 2.66GHz / AMD Athlon LE-1640
Memória RAM: 2 GB
Placa de video: nVidia GeForce GT 130 / ATI Radeon HD 5550 512MB
Espaço em disco rígido: 5 GB
LINK ÚNICO

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Eight Ball Deluxe

Maquinas de Pinball... a bola extra... as luzes brilhantes... as musicas e os sons... possa, eu adoro as maquinas de pinball! Em miúdo enquanto crescia, e os jogos de vídeo ainda não tinham chegado aos salões de jogos. E pôr outro lado, as máquinas de pinball estavam espalhadas pôr restaurantes e outros locais.

Eight Ball Deluxe é uma simulação para computador a partir dos jogos de maquina com o mesmo nome. As maquinas de pinball envolviam o jogador no jogo e eram mais viciantes que os jogos de vídeo.. E é realmente uma pena que o Bally-Williams tenha falido. Os jogos de pinball tais como o Pinball Dreams e o Pinball Fantasy foram jogos espectaculares, mas existe algo nesses jogos que lembram os tempos em que jogava-mos em máquinas reais.

Eight Ball Deluxe - como podem ver nos "screenshots" - fornecem graficos excelentes e que levam a sentir o verdadeiro espirito e parece que cheira aquela áurea dos locais onde se jogava em maquinas verdadeiras. O som e o discurso digitalizado foram retirados ao verdadeiro Eight Ball Deluxe da maquinas de pinball servindo para relembra velhos tempos.

Até 4 jogadores podem jogar de cada vez. Os controles dos simuladores de pinball são sempre os mesmos. Começando o jogo lançando a bola carregue no "S", E se carregar até 4 vezes estabelece o numero de jogadores. ESC para sair do cenário e voltar ao restaurante, enquanto o "A" regula o som. "Alt" desliga o jogo, shift controla os flippers no seu respectivo lugar, enquanto que o "Z", "/" e o "Space" controla a tabela.

O cenário de jogo leva tanto a jogar de um lado como de outro lado da mesa, tornando mais difícil obter bónus ou jogadas especiais, mas existe também "quadros escondidos" com configurações que o podem ajudar. E como os jogos de pinball são de puro entretenimento não existe nada mais para dizer se não que "parem de falar' e comecem a jogar'!"



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LEGO Indiana Jones 2


Apesar de ser “mais um jogo da franquia LEGO”, o novo Indiana Jones está muito renovado, trazendo uma série de novidades interessantíssimas para a franquia. Para começo de conversa, o jogo oferecerá não só os três primeiros filmes, como o primeiro título, mas também o quarto e mais recente filme da saga do aventureiro: O Reino da Caveira de Cristal.

A engine foi aperfeiçoada e agora o cenário é muito mais interativo, além de apresentar um número maior de elementos ativos como, por exemplo, uma briga de bar onde, além dos adversários que atacam seus personagens, há também personagens não jogáveis lutando.

Outros exemplos de grandes mudanças é um construtor de mapas muito interativo que transmite um ar bem mais casual para a experiência de criar níveis novos. O modo multiplayer cooperativo — clássico da franquia LEGO — também foi aperfeiçoado para permitir que os jogadores se afastem livremente um do outro.

REQUISITOS MÍNIMOS:
Sistema Operacional: Windows Xp ou Vista
Processador: Intel Pentium III 3 GHz
Memória: 256 MB (512 MB for Vista)
Placa de Video: 128 MB
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Cisco Heat é um jogo muito, muito estranho. O título e a primeira tela induz você a considerar que ele será um jogo de corrida da hora e ilegal contra o tempo, inimigos e policiais. Para ser honesto, você irá enfrentá-los, mas não da forma usual.

Imagine um dia quente de verão em São Francisco: enquanto uma certa velha melodia começa a tocar, os hippies andam nas ruas, os carros percorrem as estradas, e... um carro da polícia reluz na rua. E outro, e mais alguns. Você vira a cabeça ao redor, pois não havia nenhum outro veículo em excesso de velocidade! O que está acontecendo? Quem eles estão perseguindo? O que é isso tudo?

Senhoras e senhores, permitam-me apresentar-lhe o maior desafio do século XX: a Police Car Chase (perseguição do carro de polícia).

O conceito é simples: pegue alguns policiais, coloque-oos em São Francisco, e deixe-os pisar no pedal para o metal! Você pode escolher entre dois carros: o Ford LTD Crown Victoria e o Nissan 300ZX. O problema é que não há diferença real entre eles. Ambos têm duas velocidades: Low (Baixa) dá-lhe uma velocidade máxima de 96 mph, enquanto a High (Alta) permite que você corra para o alvo a 196 mph. A estrada é representado pelos retângulos horizontais escuros e claros, que vai até a parte inferior da tela. Os arredores são representadas por sprites bidimensionais que ampliam e diminuem, dependendo da distância entre você e eles. É muito longe do "realismo emocionante", prometido numa propaganda, mas a ilusão de lhe dá é muito bom. Os sons são muito bons, e os controles são simples: as teclas do cursor são usadas para ligar e acelerar, enquanto a barra de espaço permite mudar as marchas. Os obstáculos no jogo são representados por placas de trânsito, lixo, veículos, e tal; para não mencionar as áreas off-road (fora de estrada). Todos os obstáculos irão sacudi-lo/virá-lo, desperdiçando o tempo vital. Enquanto você tiver sete inimigos para derrotar, o tempo é o seu maior inimigo. Você geralmente tem pouco mais de um ou dois minutos para terminar a fase presente (dos quais existem cinco), por isso mesmo que você só virar uma ou duas vezes, você quase não vai terminar a tempo. Apenas os primeiros três ou quatro pilotos continuam na corrida.

O jogo apresenta algumas áreas famoso de SF, incluindo mas não limitado a Golden Gate Bridge, Fisherman's Wharf, e Chinatown, com o objetivo final na Treasure Island (Ilha do Tesouro). O jogo permite-lhe saber quando virar à esquerda ou à direita, com uma mensagem no topo da janela do jogo e um grande sinal de pare. Conforme você avança, há mais e mais voltas, com mais e mais obstáculos, e as curvas não são tão fáceis como parecem. Você pode facilmente esbarrar em um canto que o retarda.

Não há problema algum em executar o jogo com gráficos VGA, sem som, e os controles do teclado. Existem várias outras versões deste jogo, incluindo C64, Amiga, Arcade, e muito mais - todos eles são um pouco diferentesEu dou-lhe um 4 de 5 pontos, uma vez que é definitivamente um reforço de adrenalina, por isso eu recomendo a todos que procuram um pouco de diversão e desafios incríveis!



Produtora:Jaleco Ltd.
Editora:Image Works
Ano:1991
Tamanho:255 kb
Compatibilidade:

Alpha Polaris

A história se passa na Groenlândia, em uma estação de pesquisa norte americana chamada Alpha Polaris, onde estranhos acontecimentos começam a ocorrer.

O isolamento ajudará a aumentar o clima de horror, e o jogador muito rapidamente se verá confrontando seus medos mais obscuros. Para quem adora games de horror com muitos puzzles, Alpha Polaris será um prato cheio. O título conterá inúmeros puzzles, todos eles perfeitamente inseridos em meio ao gameplay.

Toda a imensidão do cenário gelado contribuirá com certeza para fornecer grande sensação de desolamento. Além disso, Alpha Polaris conta com dezenas de cut scenes, as quais ajudarão na criação do clima sinistro perfeito (ou não) para os amantes de um bom game de horror.
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Link único - FileSonic

Carnage

Carros velozes, cantando pneus, materiais explosivos e muita adrenalina - todos esses elementos estão combinados num pequeno jogo de corrida chamado Carnage. Você é corajoso o suficiente para tentar a sua sorte na pista de corrida?

O aspecto do automóvel é muito confuso, pixelado para ser facilmente identificado - exceto que ele é rápido. Eu estou indo para ir com o comum carro de Fórmula 1, como mostrado na tela com o logotipo. As trilhas neste jogo são mostradas a partir da perspectiva top-down. Cada estapa se encaixa em uma única tela, de modo nenhum efeito de rolagem é necessário, e você pode ver exatamente onde cada um de seus adversários estão. Os seus adversários não podem ser os mais inteligentes, mas eles sabem como conduzir. Se um deles ganha muita dianteira - você pode esquecer a vitória. Há apenas uma maneira de se qualificar para a próxima corrida: você precisa ser o número um na pista.

O nível de dificuldade geral do jogo não é muito elevado, mas um pequeno erro pode levá-lo a perder a corrida. Pode ser frustrante quando você está na liderança, e você colidir com alguém numa curva e perder a sua posição. Algumas destas situações podem ser evitadas, pois o jogo oferece alguns modos não-legais para alcançar a posição de liderança: Você pode usar a aceleração de nitro para ultrapassar os seus oponentes, ou colocar uma mina na pista.

Há dezesseis pistas do jogo, mas eu tenho que admitir que eu não conseguia vencê-las todos. Existem dois tipos: circuitos clássicos, e as estradas de duas vias com curvas em cada extremidade. Cada tipo tem seus prós e contras. Se o circuito é clássico, o carro que consegue a posição de liderança após a primeira volta é o mais provável a vencer a corrida, como ele pode colocar minas para retardar os outros pilotos. As minas explodem após um tempo definido, que é muito menor do que o tempo médio de voltas. Se você perca a sua oportunidade na primeira volta - você provavelmente não vai avançar para a próxima corrida. O outro tipo de pista é mais complexo, visto que os carros podem se encontrar indo em direções diferentes. Neste caso, tudo pode acontecer; as minas e colisões devem ser evitadas a todo custo, porque não é preciso muito para pôr em confusão os pilotos na lista de líder.

Entre as corridas, o seu carro pode ser atualizado com as suas vitórias. Você pode melhorar a direção, aceleração ou velocidade. O upgrade de velocidade é perceptível, mas como à atualização de direção, eu não notei nenhuma diferença no tratamento. Na loja, também é possível reabastecer seu estoque de minas e nitro, como estes elementos são fixos em número para todo o torneio. Você precisa usá-los com sabedoria ou pagar o preço.

Quase nada pode ser configurado nas opções do jogo. Você pode escolher o teclado ou joystick de um ou dois jogadores, e redefinir as teclas do teclado. A última opção não é salva depois de sair do jogo, assim você terá provavelmente que reconfigurar as teclas do teclado cada vez que você iniciar o jogo, como as teclas de padrão (X C - as direções, V para acelerar) não são muito confortáveis.

Em geral, o Carnage é um jogo muito bom, e pode mantê-lo na frente do monitor - "só mais uma corrida" - por algum tempo. Os gráficos são distintos e, embora os sons durante a corrida são nada de especial, eles não são irritantes. Se você não ficar bravo depois de algumas falhas, você será capaz de julgar se a minha pontuação de 4 para este jogo é bem merecida.



Produtora:Warped Minds
Ano:1993
Palavras-chave:Abandonware Arcada Top Down
Tamanho:248 kb
Compatibilidade:
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BioShock 2


BioShock 2
é a aguardada sequência para o game homônimo de FPS (First Person Shooter, ou tiro em primeira pessoa numa tradução livre para o português). Desenvolvido pelos estúdios da 2K Games, o jogo agora traz novas possibilidades a uma cidade já conhecida pelos jogadores, Rapture.

A trama do game se passa dez anos após os eventos do primeiro BioShock. A cidade encontra-se em caos, e as Little Sisters, crianças coletoras da substância ADAM, não estão mais espalhadas pelo local. Mas, uma das garotas conseguiu escapar das garras dos jogadores, e decide retornar para Rapture para restaurar o local. Agora ela é uma Big Sister, a vilã do game.

No game, você assume o controle de um Big Daddy, uma das principais ameaças do primeiro game. Na pele do primeiro titã, você terá à sua disposição todo o arsenal da criatura. Brocas, lança-chamas, metralhadoras e lançadores de granadas feitos especialmente para você são apenas alguns dos itens de destruição. Você ainda contará com a possibilidade de utilizar Plasmids, substâncias que fornecem poderes sobre-humanos aos usuários.

O clássico “Incinerate” está de volta, e pode ter seu poder de fogo significativamente aprimorado. Outra novidade é que agora é possível combinar habilidades diferentes, o que resulta em ataques únicos e mais potentes. Além disso, jogadores podem utilizar simultaneamente armas e Plasmids, algo indisponível no primeiro jogo.

As Little Sisters voltarão a perambular a cidade depois da chegada da Big Sister, e você as encontrará com frequência. Junto a elas, estarão outros Big Daddys e para interagir com as crianças é necessário eliminá-los. As opções de interação envolvem “Harvest”, na qual o jogador sacrifica a Little Sister e obtém uma grande quantia de ADAM, e “Adopt”. A adoção faz com que a personagem caminhe ao seu lado, indicando corpos para coleta de ADAM.

BioShock 2 é indispensável para os fãs do primeiro game. As novas possibilidades e a nova inimiga, a Big Sister, são apenas alguns dos fatores que tornam o game atraente. Há ainda a possibilidade de o jogo suportar modos para multiplayer, mas nada ainda foi confirmado.

REQUISITOS MÍNIMOS:
S.O: Windows XP, Vista, Windows 7
Processador: AMD Athlon 64 Processor 3800+ 2.4Ghz ou acima; Intel Pentium 4 530 3.0Ghz Processor ou acima
Memória: 2 gigas de ram
Placa de Vídeo: NVIDIA 7800GT ou acima; ATI Radeon X1900 ou acima
Espaço em disco: 11 gigabytes
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FEAR 3

F.E.A.R. 3 é o terceiro jogo da franquia homônima que traz uma mistura de ação e horror sob a perspectiva de primeira pessoa, concebendo um FPS diferente do convencional. Agora, a responsável é a 1 Day Studios, que substitui a Monolith, responsável pelos dois títulos predecessores.

Neste game, o jogador conhece a história dos irmãos Point Man e Paxton Fettel. O segundo, como os fãs devem reconhecer, era o principal vilão do primeiro jogo da franquia, no qual Point Man agia como o protagonista que buscava eliminar Fettel. Agora, anos após os acontecimentos de F.E.A.R., Fettel, morto no primeiro game, retorna como fantasma, e busca ajuda de Point Man para encontrar a temível Alma.

F.E.A.R. 3 conta com foco no modo cooperativo, trazendo uma campanha estrelada pelos dois personagens. Cada um deles conta com um tipo de jogabilidade diferente. Point Man, por exemplo, traz controles convencionais para a franquia, apresentando um arsenal de armas militares e a possibilidade de diminuir a velocidade do tempo.

Já Fettel possui habilidades exclusivas para quem já passou dessa para uma melhor. Mesmo com um buraco na cabeça, o fantasma consegue enxergar alguns locais invisíveis para seu irmão. Cabe ao jogador que controla Fettel decidir se contará ou não o que acabou de ver. Além disso, a assombração pode lançar explosões psíquicas e controlar os corpos dos inimigos. Também é possível possuir as pessoas, tomando controle dos oponentes e assumindo seus ataques e movimentos.

As sequências com os trajes robóticos conhecidos como Mechas, de F.E.A.R. 2, também estão de volta. Agora, contudo, há uma exigência maior do jogo em relação ao jogador, obrigando-o a prestar mais atenção em seus movimentos e a administrar melhor sua munição. Em certos momentos, os dois irmãos controlarão estas máquinas, atacando inimigos como helicópteros e outros.
REQUISITOS MÍNIMOS:
Sistema operacional: Windows XP Service Pack 2 / Windows Vista Service Pack 1

Processador: Intel Pentium IV 2.8 GHz (3.2 GHz para Windows Vista) / Athlon 64 3000+ (3200 + para Windows Vista)
Memória RAM: 1 GB
Placa de vídeo: 256MB NVIDIA GeForce 6800 / ATI Radeon X700
Som: DirectX 9.0c
Espaço em disco rígido: 12 GB
Download abaixo:
http://www.filesonic.com/file/1304261591
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