Tou divolta galera agora vamos trabalhar firme ai!
O Snooker tem estado sempre na categoria de desportos sofisticados. Não suas enquanto jogas, podes ter um copo de brandy ao teu lado e inclusive podes jogá-lo com um charuto na boca. Sim! É um verdadeiro jogo de cavalheiros.
Como no verdadeiro as versões computorizadas tratam de encontrar os ângulos correctos, determinar o giro exacto da bola e mandar as bolas com força suficiente para obter resultados.
Alex Higgins está definitivamente entre os nomes mais importantes do snooker, junto com Jimmy White ou Steve Davis (quem ainda está activo e deseja permanecer entre os melhores 16 jogadores para seu aniversário número 50). E quando saíram as versões computorizadas de Snooker, geralmente tinham o nome do campeão actual, actualmente na maioria dos jogos isso ainda acontece.
Para jogar snooker precisas pôr uma bola vermelha, e então seleccionar e pôr uma bola de cor e continuar desta maneira até ter mais pontos do que o oponente. Lembra-te, pôr as bolas restantes na mesa nem sempre é suficiente, assim, algumas vezes tens que fazer snooker (forçar ao oponente a cometer um erro - perdendo a bola que se supõe que deve pôr, falhando a bola escolhida ou pondo a bola branca).
O jogo vem em três idiomas diferentes e podes jogar contra o computador (com diferentes níveis de dificuldade), ou jogar contra um oponente humano no modo de dois jogadores. Também podes seleccionar o número de bolas vermelhas para começar (o verdadeiro tem 15 vermelhas sobre a mesa, mas podes reduzir o número, para fazer o jogo mais curto).
Verás a mesa de cima, e depois de apontar podes seleccionar a potência do disparo, o giro da bola e então fazer o lançamento. A tabela sobre a mesa tem as estatísticas (incluindo o turno com pontuação mais alta) assim podes querer praticar até que conseguias uma pontuação razoável.
O jogo tem uma grande qualidade, com gráficos de alta resolução os quais são uniformes (ainda que não vejas nada mais que a tabela e a mesa - e a imagem do título no final do jogo). Bem, que posso dizer, com um arquivo tão pequeno não esperavas nada de música. Bom, há uma música de abertura (não muito), mas escutarás o som das bolas quando se tocam.
Jogas com a parte numérica do teclado (5 para disparar) e poderás desfrutar deste clássico do snooker.
Produtora:Lindensoft
Editora:Lindensoft
Ano:1988
Palavras-chave:Desportos Arcada Top Down Hot Seat
Tamanho:35 kb
O governo americano declarou guerra ao cartel de drogas, cujo chefe, Miguel Tardiez, inimigo público número 1, está escondido na ilha de Alcatraz, que tem sido uma zona de `alto risco` desde o terremoto de São Francisco em 1989. Atualmente, no ano de 1996 e a antiga prisão agora é a sede de um cartel de drogas do mal liderada por Miguel, mencionado anteriormente. Dois corajosos membros de um comando, conhecida como Bird e Fist, foram selecionados para a missão de se infiltrar Alcatraz. A missão deles é dividida em três partes, incluindo: conseguir provas da atividade criminosa, destruir drogas e notas de banco e, finalmente, capturar o chefe do cartel. Para manter a sua missão tão confiante quanto possível, o helicóptero vai aguardar pelos nossos comandos por apenas duas horas. É hora de chegar numa canoa e velejar até a ilha.
Após a introdução, Bird e Fist ficam perto da canoa, equipados com duas bombas-relógio e algumas facas. A primeira coisa que provavelmente você vai notar é a tela dividida. O jogo é preparado para cooperação de dois jogadores e não importa se você jogar sozinho - a tela será dividida durante todo o jogo. Eventualmente, o segundo comando será morto pelos soldados do cartel e depois disso, a outra parte da tela mostra apenas o texto Game Over. As etapas seguintes podem ser categorizadas em três estilos do jogo, também variando em perspectiva.
Na maioria das vezes, o jogo é jogado num estilo side-scroller. Durante estas fases nosso ranger precisa chegar a um edifício que está localizado, sem surpresa, na extrema direita da área. Os inimigos estão andando por aí patrulhando a ilha. Todos eles se parecem, mas diferem no armamento: granadas, lança-chamas ou rifles. A coisa boa é que cada arma pode ser evitada - você pode correr do intervalo da explosão de uma granada ou evitar a bala por baixo. Cada arma vista sendo usada por soldados do cartel pode ser pega depois de sua morte. Em alguns lugares você pode ocultar o seu comando, assim mantenha seus olhos abertos para cantos, portas abertas e outros esconderijos na sombra. Estar oculto não apenas dar-lhe uma chance de esperar até que os inimigos vão embora, mas também torna você invulnerável durante esse tempo. A última mas não menos importante vantagem de ser invisível é a possibilidade de mudar o seu próprio armamento - apenas aperte o botão de fogo. Ao final de quase todo nível de side-scrolling você se deparará com um portão um pouco maior e, como mencionado anteriormente, a jogabilidade será diferente quando você atravessá-lo.
No interior dos edifícios jogo muda a sua perspectiva para primeira pessoa. A divisão da tela muda de horizontal para vertical, entre telas aparece barra de inventário e na parte inferior - o mapa do prédio. A tela de inventário não lhe dá muita informação, mas o mapa é realmente útil - ele mostra a posição atual de seus inimigos. Além de gráficos também existem diferenças significativas na mecânica dea jogabilidade. A mudança mais importante é que você não pode evitar balas nestas fases - quando você ou seu inimigo atira, as balas não estão voando "em câmera lenta", mas atinge o alvo quando disparada. Outro elemento característico é que o número de inimigos não está aumentando - se você matar todos eles você pode se sentir seguro. No seu mapa Você notará que algumas paredes são coloridas - que indica as portas. Quando você entra em uma sala você pode encontrar alguns inimigos para matar ou completar um dos objetivos da missão.
Como mencionado anteriormente, há também um terceiro tipo de estágio, mas vou deixá-lo como uma surpresa.
É tempo para escrever algumas palavras sobre o aspecto técnico do jogo. Os gráficos são limpos e perpicazes, você não deve ter qualquer problema em reconhecer o que é aquilo. Durante os níveis de side-scrolling, o deslocamento é suave e o jogo permite que você retornar (de volta ao dia em que muitos jogos permitiam o deslocamento somente na direção do progresso). Perspectiva de primeira pessoa, não é mostrada em 3D, há telas estáticas após cada etapa, sem qualquer animação e virar à esquerda / direita é sempre uma curva de 90 graus. Os efeitos sonoros e músicas são boas, não são perturbadores. Uma coisa estranha é que a música está tocando apenas quando estiver dentro de um edifício, nunca durante partes da missão "fora" do edifício.
Para controlar o jogo você precisa de apenas cinco teclas: quatro direções e space como um botão de fogo se você não estiver usando o joystick. Quando você não está no edifício, tudo está funcionando bem e é fácil descobrir como ele funciona, quando você agacha - você pega armas caídas, quando é possível se esconder pressione seta para cima. Durante os estágios FPP você precisa se lembrar sobre pontaria - quando o fogo é pressionado, botões direcionais permitem a você apontar arma para diferente posição. Se você cruzar com mais de um inimigo ao mesmo tempo pode ser realmente difícil sair desta situação sem sangramento.


Produtora:221B Software DevelopmentEditora:Infogrames
Ano:1992
Palavras-chave:Abandonware Arcada Crime Tiros 1st Person 3rd Person Platform Side Scrolling Real Time Hot Seat
Tamanho:731 kb
Quando ouvi falar pela primeira vez sobre este jogo, tinha grandes expectativas. Além do mais, era feito por 21st Century Entertainment, a companhia que um ano antes tinha publicado o estupendo Pinball Illusions. Nenhum jogo mau poderia vir deles, verdade?
Falso. Desta vez, não tinham escolhido a Digital Illusions como o desenhador do jogo escolheram uma companhia desconhecida sob o nome de Unique Development Studios. E por sua vez, estes fizeram um trabalho muito minucioso fazendo o que se pode considerar um dos piores jogos de pinball alguma vez produzido.
Este "jogo" - se se pode ser classificado como tal - pode ser resumido em duas palavras. A primeira é COMPLETAMENTE. A segunda é DESASTROSO. Vejamos por quê.
Primeiro, uma olhada aos gráficos. Não tão desastroso, com cinco resoluções de tela diferentes incluindo "VESA flip" onde toda a mesa se vê na tela, mas com rotação de 90 graus à direita (útil se teu pescoço esta permanentemente imóvel neste ângulo). De qualquer forma estão longe da qualidade quase fotográfica encontrada em Pinball Illusions e a aparência das mesas também não convida a realizar um exame detalhado.
Segundo, a música. No menu é completamente inexistente, enquanto em cada uma das mesas escutas um grupo de canções entupidas que parecem ter sido realizadas por alguém com um grau de psicopatia - isto devido a seus níveis de repetição e moléstia que são suficientes para enfurecer a um humano normal em menos de cinco minutos desde o começo.
Este tipo de música é algo que esperarias de uma das caricaturas para ir dormir que as crianças de 4 anos tanto adoram – rarezas que nunca deveriam ser vistas ou escutadas por um adulto a não ser que este se encontre disposto a tirar seis meses de descanso e pagar uma grande quantidade de dinheiro por uma terapia psiquiátrica.
Terceiro, o jogo. No menu principal os jogadores são recebidos por uma ridícula combinação entre um palhaço e um robô... é tão forte que é impossível olhar para ela e não se sentir mal.
Aparte da aparência, as mesas não diferem muito entre uma e outra. Todas são igualmente lentas, aborrecidas e nada engenhosas, especialmente quando viste a intensidade na acção das mesas em Pinball Illusions. Na realidade este "jogo" não é nada divertido. E por suposto não podemos esquecer o "revolucionário" modelo físico. A forma a que se move a bola freqüentemente é absurda, e em alguns momentos atinge níveis de improbabilidade total.

Produtora:Unique Development Studios Sweden
Editora:21st Century Entertainment Ltd.
Ano:1996
Palavras-chave:Abandonware Diversos Arcada Pinball Top Down Hot Seat
Tamanho:4370 kb
Tu terás de conduzir o teu robusto 4x4 através de uma região selvagem e severa, coberta com lama, neve entre outros obstáculos que terás de transpor. Além de te teres de preocupar com os teus 17 oponentes também terás de evitar acertar nos muitos obstáculos que se encontram espalhados pela estrada (tais como caixas, pneus, ossadas, etc...). Se não os conseguires evitar, algumas partes do teu carro vão ficar danificadas; poderá ser a caixa de velocidades, o radiador ou algum outro componente misterioso. Se tal acontecer podes fazer duas coisas: ou continuas a conduzir na esperança de que tudo corra bem, ou fazes uma paragem e arranjas o que estiver estragado. É claro que a ultima opção irá demorar algum tempo e alguns dos teus adversários irão muito provavelmente ultrapassar-te. Portanto tens uma opção táctica a tomar: tentas chegar ao próximo "checkpoint" (ponto de controlo) - que é uma paragem obrigatória - ou páras imediatamente para fazer a reparação.
É isso que faz de 4x4 - Offroad Racing mais do que um daqueles jogos onde só precisas de te preocupar em de vez abastecer de combustível. Terás de fazer escolhas sobre quantos pneus deves levar, quantos litros de combustível deves abastecer, qual o melhor motor, etc... Quando começas uma corrida e seleccionas o teu carro, tens a oportunidade de juntar as tuas provisões e escolher os materiais adequados para a corrida em que vais entrar. Se não tiveres pneus apropriados para terrenos lamacentos, irás ficar preso na lama e perder muitos preciosos segundos. No entanto eles são muito pesados, portanto não atingirás a velocidade máxima se os colocares. Escolhas, escolhas e mais escolhas...
Como já referi, apesar dos gráficos não serem magníficos e de o som ter pouca qualidade, o jogo em si é bastante decente. Embora nunca consiga entrar na tabela dos meus dez jogos favoritos, acabei por ter a minha dose de diversão ao jogar este 4x4 - Offroad Racing. Merece pois então um 3!
Nota técnica: A direcção do carro é controlada com as teclas das setas, e para acelerar usa-se a tecla "Insert". Isto pode parecer um pouco estranho, mas se tiveres o "NumLock" desactivado, a tecla "0" do teclado numérico ("Numpad") tem o mesmo efeito, portanto podem conduzir o carro durante todo o jogo só com uma mão. Outra coisa, terás de diminuir bastante a velocidade do teu PC no DOSBox ("Ctrl" + "F11" para diminuíres os ciclos de CPU) para que o jogo se torne jogável.



Editora:Epyx, Inc.
Ano:1988
Palavras-chave:Corridas Arcada 3rd Person Side Scrolling Real Time
Tamanho:117 kb

